As estratégias digitais apoiam a inclusão e a diversidade de pensamento, permitindo que grupos maiores e mais variados de pessoas se envolvam. Isso, por sua vez, gera mais ideias e constrói relações mais fortes.
Andrew McCloskey, CTO da Aveva
As empresas estão adotando a transformação digital mais rápido do que nunca e seus principais impulsionadores são a Covid-19 e as crescentes preocupações ambientais. O primeiro acelerou a adoção da transformação à medida em que as organizações buscavam maneiras de dar continuidade às operações durante a pandemia. Já a questão ambiental está ajudando as empresas a avançarem em direção a metas de sustentabilidade, como a que visa alcançar emissões zero de carbono.
Uma pesquisa da Aveva revela que 85% das empresas planejam aumentar seus investimentos em transformação digital em 2022. Isso as ajudará a melhorar a sustentabilidade operacional, a agilidade e a resiliência, desbloqueando os benefícios de desempenho da automação, IA – inteligência artificial e análise de big data na era do desempenho.
No entanto, as tecnologias digitais podem ajudar de outra forma, e não menos importante, ao transformarem a forma como inovamos.
Digitalização apoia inovação
As estratégias digitais apoiam a inclusão e a diversidade de pensamento, permitindo que grupos maiores e mais variados de pessoas se envolvam. Isso, por sua vez, gera mais ideias e constrói relações mais fortes.
Considere o conceito de enxame, que se origina do mundo do desenvolvimento ágil. É quando um membro de uma equipe com um problema levanta a mão para pedir ajuda da mente coletiva da colmeia. Todos param o que estão fazendo e convergem para o problema até que uma solução seja resolvida.
As ferramentas de colaboração permitem que um enxame se transforme em digital, com alguém “virtualmente” levantando a mão para indicar a necessidade de ajuda. Isso pode melhorar a produtividade ao eliminar gargalos mais rapidamente, aproveitando ao máximo o conhecimento e a experiência de seus funcionários, não importa onde eles estejam baseados.
Outra ótima maneira de explorar a ideia de colmeia são os hackathons, competições bem conhecidas por incentivarem o pensamento inovador. Os hackathons são frequentemente vistos como eventos físicos especificamente para equipes técnicas, mas eles podem ser muito mais do que isso. Hoje, as ferramentas digitais permitem canalizar essa energia em espaços online e, consequentemente, expandir esses eventos para incluir funcionários em todos os países em que uma empresa opera. Tal expansão aumenta o número e a variedade de ideias produzidas.
Hackathons são muito divertidos, e proporcionam espaço para os funcionários experimentarem algo novo, ou mergulharem em seus projetos passionais. É uma chance de escapar de seu trabalho regular, aplicando seus talentos de uma maneira diferente.
Além dos benefícios óbvios para os negócios e para os clientes, os hackathons também são ótimas plataformas para reconhecimento de pessoal. Como forma de celebrar a capacidade dos funcionários, esses eventos são claramente um “ganha-ganha” para todos os envolvidos à medida que os vencedores podem ir para casa com prêmios, enquanto a empresa recebe novas ideias que têm potencial de chegar ao mercado.
Adote processos de inovação de ciclo curto
As organizações podem impulsionar a inovação ao adotar ciclos curtos acelerados digitalmente. No passado, as empresas se reuniam com um cliente para discutir ideias e para concluir o projeto semanas ou meses depois, antes de apresentá-lo ao cliente. Esse processo impedia a inovação, pois não havia espaço para o feedback de ideias.
No ambiente de negócios atual, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que constantemente inovam e promovem um ciclo contínuo de feedback. É importante entregar algo aos clientes o mais rápido possível para iniciar o processo de resposta, modificação e ajustes. As ferramentas digitais são ótimas para manter os canais de comunicação abertos e apoiar a inovação contínua.
A transformação digital pode permitir desde um passo a passo em sites virtuais até demonstrações baseadas em nuvem que encurtam ciclos de desenvolvimento e feedback ao acelerarem a troca de ideias. Isso permite que os projetos não só sejam concluídos mais rapidamente, mas potencialmente evoluam e avancem, graças ao fluxo contínuo de ideias entre todos os envolvidos.
Ideias simples levam a grandes recompensas
Momentos “Eureka”, muitas vezes, podem ser provocados por conversas simples ou encontros por acaso com colegas. No entanto, as oportunidades para que esses encontros ocorram diminuíram graças à pandemia e à mudança para o trabalho remoto, e, mais recentemente, ao modelo híbrido.
Eles podem não ser os mais fáceis de emular online, mas momentos virtuais de “cafezinho” estão longe de ser impossíveis e muitas empresas estão encorajando os funcionários a iniciar conversas virtuais. São uma maneira simples, mas eficaz, de introduzir outra oportunidade de inovação de volta às organizações à medida que o trabalho remoto e híbrido cresceu.
Por meio de uma chamada de vídeo não programada, os funcionários podem continuar a ter essas conversas informais. E são conversas como essas que podem levar a próxima grande ideia.
Impulsione a inovação por meio da digitalização
O crescimento da inovação digital pode ter se originado com a pandemia, mas os benefícios que ela trouxe às empresas significam que ela chegou para ficar.
Assim como a pandemia provou que o trabalho remoto é possível em larga escala, ela também nos mostrou como a digitalização pode pagar um rico dividendo em termos de inovação.
A digitalização apoia a inclusão e a diversidade, que, por sua vez, potencializa a inovação. Nesta era do trabalhador conectado, a integração de novas tecnologias digitais parece definida para destravar muitas novas oportunidades de colaborar e inovar. E esperamos ansiosos para conhecer as grandes ideias que sua equipe vai produzir!
Fonte: Revista Infranews
Como a transformação digital está impulsionando a inovação (infranewstelecom.com.br)